quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sou Negro.... ENCONTREI MINHAS ORIGENS .... Sou Humano Você sabia que Dorothy Counts

Do Blog: Negros Geniais

Dorothy Counts




Numa época onde as quotas são temas para acirrados debates, ora conscientizando sobre a igualdade, ora tirando do armário o preconceito que muitos mantém escondidos, o nome de Dorothy Counts deve ser lembrado, mencionado e celebrado.

Em setembro de 1957, aos 15 anos, Dorothy foi a primeira estudante negra admitida numa escola pública americana (de brancos).

As fotos das agruras que essa moça sofreu causariam repúdio hoje em dia. Em alguns, nem tanto. Bullying? Quem se considera vítima de algum ato de bullying, ao conhecer a história de Dorothy, perceberá que, diante da violência que essa moça sofreu, qualquer ato de bullying vira afago.

Ela foi tratada como uma adúltera em tempos bíblicos. Por dias. Para o primeiro dia de aula, sua avó lhe costurou um vestido. Cuspiram nela, que chegou a ser ignorada pelos professores, teve o armário saqueado, sujeira sendo jogada no seu prato no refeitório. Incontáveis tentativas de agressão quando estava em aula e muitos telefonemas anônimos ameaçando a integridade da família. Temendo pela vida da filha, o pai a retirou da escola. 

Aqueles poucos dias de Dorothy no Harry Harding High School foram de vital importância para o Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário