terça-feira, 21 de abril de 2015

Meio de Comunicação, Liberdade Religiosa e as Ruas .---- Por Geraldo Jr. ( Vídeo de Jean Wyllys )

.---- Por Geraldo Jr. ( Vídeo de Jean Wyllys )
Não só a grande mídia tem sido instrumento antidemocrático . O fundamentalismo religioso  em parceria direta com os grandes veículos de comunicação também.
Pouquíssimos têm tido a coragem de expressar sobre este assunto.
Sei que não é um assunto fácil de debater politicamente. Mas não pode passar desapercebido porque vem diretamente contribuindo para uma formação ( desinformação ) estreita , apolítica e individualista em nosso país.
Nas escolas, e não são poucas, professores são assediados quando tentam aplicar a lei 11465 " História e Cultura Afro-Brasileira e Indígenas". Alguns são até perseguidos ( apenas por tentarem cumprir a lei)  por direcionar os métodos e objetivos de suas aulas à  formação crítica e cidadã dos alunos.
As tais "manifestações" não deixam dúvidas sobre isto. A faixa contrária a Paulo Freire em dessas manifestações, esconde esta junção entre a elite brasileira "paulista" e o fundamentalismo religioso, que vem crescendo nas periferias, não como espaços de fé e  religiosidade, mas  de partidarização ideológica.
Não acredito que a maioria reacionária que estava na paulista pertença a este grupo novo  de fundamentalismo religioso ( para isto precisamos fazer uma pesquisa ). Mas como disse Vladimir Saftle, a pergunta é " por que a esquerda não consegue mais colocar 300 mil nas ruas?".
Uma das razões é que uma parcela significativa vem sendo educada ( deseducada ) ao individualismo e  a não acreditar em ações coletivas e mobilizações, a " terceirizarem" seus poderes ( suas vozes e ações ) a outros, ao destino formatado por poderes divinos.
A periferia está passando por um embate decisivo no campo subjetivo, onde a esquerda vem perdendo...; o governo do PT tem uma grande culpa nesta questão porque não tomou para si a responsabilidade e dialogar politicamente com esses grupos. Isto não pode ser negado. E a comunicação é "chave mestra" nesta questão.
Desde quando as igrejas e vários grupos vem se apresentando através da Televisão, tendo seus próprios canais e alugando tempo em outros?

Aqui, quero salientar, não estou questionando o direito de qualquer culto.
Mas o perigo destes cultos fundamentalistas. Diria até mais, é tão efêmero esta tendência que se prolifera e se apresenta também nos grupos "libertários" de esquerda. Vários destes se comportam tanto quanto ou pior que os outros..., pois acreditam que só o seu partido tem razão, só sua interpretação "marxista" é a correta; enfim não estão dispostos a ouvir o diferente.
Penso que este trabalho tem um objetivo planejado: Dividir a periferia ( a maioria da população )  estimulando conflitos entre si.
Isto serve para dificultar a mobilização dos mais desprovidos.
Além disso, quem é a maioria dessa população excluída que vem sendo "tomada" por esses grupos fundamentalistas? São os negros afro-descendentes, nordestinos,.....
E os atuais grupos vem "atacando" em boa parte quais valores e culturas para concretizar o fundamentalismo ( a interpretação única e verdadeira deles )?

Mas uma luz "cheia de cores" apareceu por causa da PL 4330.
Ela é, ao mesmo tempo,  a possibilidade de derrota histórica a  maioria da população,  como o choque de revitalização para unificar as ações dos movimentos populares ....NAS RUAS!!!
A capacidade de se apoderar das Ruas, dos meios de comunicação  e dos espaços vitais do cotidiano ( objetiva e subjetivamente) determinará  a direção dos próximos passos de nossa sociedade.

Por fim, acredito que Jean Wyllys dá um passo inicial importante com o vídeo sobre "Liberdade Religiosa". Considero um primeiro passo, mais de suma importância. Segue abaixo:

GERALDO JR.


Jean Wyllys explica sobre liberdade religiosa  ( Do site de Jean Wyllys )



Um comentário:

  1. Acredito que a questão é combater em todos os campos, a formação, a implementação de um estilo fascista de viver e de pensar, "em que só o grupo ao qual pertenço tem a absoluta razão" e que os outros, já considerados como inimigos, devam ser totalmente eliminados. Quanto as práticas religiosas que se pautam pela formação desses estilos, principalmente nas periferias, vejo que muitas vezes são os únicos "serviços disponíveis" e mais próximos da população, inclusive aos finais de semana. Onde o Estado laico, principalmente no que diz respeito a educação e formação cidadã, deixam a desejar, os grupos fundamentalistas aproveitam.

    ResponderExcluir