terça-feira, 12 de maio de 2015

Quem governa? --- Do Blog : BR29



Dilma mostra quem manda: “Janot fica na PGR”

Do Blog BR29:  aqui
DilmaJanot


A presidenta Dilma Rousseff decidiu indicar Rodrigo Janot para mais um novo mandato de dois anos à frente da Procuradoria Geral da República. Dilma avalia que tem uma série de razões para isso, segundo conversas de bastidor entre a presidente e seus principais ministros.
De acordo com Dilma, Janot tem feito um trabalho equilibrado à frente do Ministério Público Federal. Também acha que seria um erro político substituir o procurador-geral em meio às investigações da Operação Lava Jato.
A Câmara dos Deputados discute aprovar uma emenda constitucional (MP) para impedir a recondução de procuradores-gerais da República. Eduardo Cunha, presidente da Câmara, e Renan Calheiros, presidente do Senado, trabalham contra a recondução de Janot . Ambos respondem a inquérito no STF.
Ceder às pressões de Cunha, que já mandou recado à Dilma de que é contra a recondução (leia aqui), seria um tiro no pé perante o eleitorado.
Na avaliação do governo, Janot também tem sido correto em relação a Dilma. Rejeitou, por exemplo, pressões da oposição para pavimentar um eventual caminho jurídico de um processo de impeachment contra a presidente.
Dilma não vai atender às pressões para derrubar o procurador-geral do cargo. Nesse contexto, podem ser esperados mais atritos com a dupla peemedebista Eduardo Cunha e Renan Calheiros. A presidente age com correção nesse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário