sábado, 23 de maio de 2015

Só os ricos e donos da "Grande Mídia" podem falar no Brasil. Isto é liberdade de expressão?...da Rede Globo? ...revista "veja"? ...Folha de São Paulo?...& Companhias? ---- Onde está a liberdade daqueles que pensam diferente destes grupos e companhias?

A Blogosfera, os "blogueiros sujos" precisam se articular politicamente contra as intimidações econômicas e ideológicas que a grande mídia vem impondo contra aqueles que não "fecham" ao pensamento desta "elite paulista".

Expresso aqui todo o meu apoio aos blogueiros que vêm fazendo um esforço enorme para contribuir e ampliar a informação, sem se prender a visão de governo, e nem de discursos hipócritas, convenientes e unilaterais.

O Blog INTERAÇÃO GERAL-do-MUNDO expressa seu apoio ao jornalista Luis Nassif e seu Blog, que vêm sofrendo pressões inaceitáveis em qualquer sociedade dita "Democrática".

Mais do que isto, este Blog estimula a periferia, principalmente aos mais jovens, a criarem o seu próprio Blog e falarem em alto e bom tom o que sentem. Ocupem este espaço! Tirem do silêncio o que a elite "paulista" sempre sufocou em vossos "peitos, mentes e corações".

Se necessário...Gritem: QUEREMOS FALAR TAMBÉM!!!!.... E falem......

Não deixem que só os outros falem por vocês. A representação é importante, mas limitada.

Então, como serem ouvidos? O Blog ( tb tem suas limitações....) é um bom início. ( Eu tinha minhas dúvidas sobre isto, mas falarei em um post futuro porque decidi entrar e ocupar este espaço..., apesar de ser um leitor assíduo e, de vez em quando comentarista tb, desde há muito dos blogs "sujos" ).

Formem grupos nas comunidades e montem Blogs (Sites) que representem os seus interesses expressando a voz da maioria e todas as suas contradições. Não precisam e não devem ficar presos ao pensamento "homogêneo" e unilateral da elite "paulista" que pretende reduzir e manter  o Brasil a visão eurocêntrica, onde somos só restos, dependentes, imprestáveis, "bovinos --- assim falou, Mainardi",  fornecedores de matérias primas e mão de obras baratas.

Ao contrário, mostrem a grandeza da periferia brasileira, do povo trabalhador, presentes nas diferenças culturais, históricas,.... pra além da visão imposta pelos colonizadores deste país, mas silenciadas por uma minoria que se acha e sempre se achou superior ..., em sua "cor",  em sua "história" , em sua "cultura,........; Quase tudo manipulado e roubado de nós mesmos!!!

Ao jovens da Periferia, em particular da Zona Leste ( Região de Itaquera) indico  o site Desenrola e não me Enrola! Quebrando paradifmas e inovando informações  de Ronaldo Matos e Thais Siqueira. E também estimulo-vos a participarem, se inserirem nos cursos, reuniões e atividades do Site Barão de Itararé


Vamos lá todo apoio aos blogueiros "sujos..., e limpinhos tb" , pois defendemos a LIBERDADE!
Venha ela de onde vier, pois sempre vem de vários.....

Finalizo com o post de O Cafezinho que fala exatamente sobre a liberdade da Blogosfera, a necessidade de uma lei para mesma, e o exemplo do Nassif, entre outros:

 GERALDO JR.




liberdade_de_expressc3a3o-j2tempo



Por uma lei que proteja a liberdade na blogosfera!

Prezado Nassif, sou profundamente solidário à sua causa. Até porque, não fosse a solidariedade da blogosfera, eu mesmo já teria sido sufocado financeiramente por um desses mesmos poderosos que te perseguem.
Mas não podemos viver de solidariedade. E não podemos continuar desse jeito: apenas fazendo campanhas para pagar multas que poderosos da mídia e do judicário querem nos impor. Nesse ritmo, iremos nos descapitalizar e descapitalizar nossos próprios leitores.
Temos que buscar uma solução justa e definitiva.
Uma solução política e democrática!
Então lhes trago uma boa notícia.

Tenho conversado com vários parlamentares e consegui o compromisso de um deles, e um dos melhores, para levarmos adiante um projeto de lei de proteção à liberdade de expressão.
Uma lei anticensura judicial.
Uma lei que dê proteção sobretudo aos blogueiros contra o arbítrio do poder econômico e midiático.
A liberdade tem de estar sob a proteção da lei.
Se a liberdade ficar nas mãos de juízes, estamos lascados, porque, com todo o respeito aos juízes, eles são humanos, e portanto reféns de suas próprias contingências ideológicas, políticas, morais, etc.
Estão sujeitos a todo tipo de pressão dos poderes econômico, político e, sobretudo, midiático.
Esse projeto de lei ainda é apenas uma ideia, mas eu tenho certeza de que ele se tornará realidade, porque é cristalinamente justo e necessário.
Blogueiros podem errar, mas as multas tem de ser reguladas por um padrão racional, pré-determinado por lei, e não ficar em mãos do arbítrio.
Nem podemos entrar nessa de que blogueiros mais ricos tem de pagar mais, porque aí estaremos criminalizando o sucesso de um profissional da blogosfera, que é o que os grupos de mídia querem fazer: querem impedir blogueiros de ascenderem profissionalmente.
Não é apenas a liberdade de imprensa que está sob ameaça pela agressividade do poder econômico.
É a própria liberdade.
No tempo certo, e em breve, daremos mais notícias desse projeto de lei.
E todas essas violências judiciais contra blogueiros, como as sofridas por mim e por Nassif, servirão de exemplo do que deveremos evitar no futuro.
O Congresso pode ser conservador, mas estará pego numa armadilha. Seus presidentes – da Câmara e do Senado – rechaçaram debater uma lei de regulação da mídia porque eles a entenderam (equivocadamente, claro) como algo que fere a liberdade de expressão.
Pois bem, vamos adiante com uma outra lei, que não mexe em nada na grande mídia, e que é voltada exclusivamente para a liberdade de expressão.
*
A ameaça à liberdade de imprensa
SAB, 23/05/2015 – 06:00
ATUALIZADO EM 23/05/2015 – 06:00
Luis Nassif, em seu blog.
Doutrinariamente, a imprensa é vista como o instrumento de defesa da sociedade contra os esbirros do poder, seja ele o Executivo, outro poder institucional ou econômico.
Não se exija dos grupos de mídia a isenção. Desde os primórdios da democracia são grupos empresariais com interesses próprios, com posições políticas nítidas, explícitas ou sub-reptícias.
***
Tome-se o caso brasileiro. É óbvio que os grupos de mídia têm lado. Denunciam o lado contrário e poupam os aliados.
Doutrinariamente, procuradores entendem que qualquer denúncia da imprensa deve virar uma representação. Mas só consideram imprensa o que sai na velha mídia. Doutrinariamente, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) cricou um grupo para impedir o uso de ações judiciais para calar a mídia. Mas só consideram jornalismo a velha mídia.
Cria-se, então, um amplo território de impunidade para aqueles personagens que se aliam aos interesses da velha mídia. E aí entra o papel da nova mídia, blogs e sites, fazendo o contraponto e estendendo a fiscalização àqueles que são blindados pela velha mídia.
***
No entanto, sem o respaldo do Judiciário, sem a estrutura econômica dos grupos de mídia, blogs e sites independentes têm sido sufocados por uma avalanche de ações visando calá-los. E grande parte delas sendo oriunda da mesma velha mídia.
Quando a velha mídia se vale dessas armas contra adversários, não entra na mira do CNJ.
***
Tome-se o meu caso.
Sou alvo de seis ações cíveis de jornalistas, cinco delas de jornalistas da Veja, duas de não jornalistas. Os dois não jornalistas são os notáveis Gilmar Mendes, Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e Eduardo Cunha, presidente da Câmara. Além deles, sofro uma ação de Ali Kamel, o todo poderoso diretor da Globo.
***
O que pretendem me sufocando financeiramente com essas ações?
Desde que se tornou personagem do jogo político, a Gilmar tudo foi permitido.
Em meu blog já apontei conflitos de interesse – com ele julgando ações de escritórios de advocacia em que sua mulher trabalha e de grandes grupos que patrocinam eventos do IPD (Instituto Brasiliense de Direito Público).
Apontei o inusitado do IDP conseguir um contrato de R$ 10 milhões para palestras para o Tribunal de Justiça da Bahia no momento em que este se encontrava sob a mira do CNJ. E critiquei a maneira como se valeu do pedido de vista para desrespeitar o STF e seus colegas.
***
De Eduardo Cunha, é possível uma biografia ampla, desde os tempos em que fazia dobradinha com Paulo César Faria, no governo Collor, passando por episódios polêmicos no governo Garotinho e no próprio governo Lula.
No governo Collor ele conseguiu o apoio da Globo abrindo espaço para os cabos da Globo Cabo e dispondo-se a adquirir equipamentos da NEC (controlada por Roberto Marinho). Agora, ganha blindagem prometendo impedir o avanço da regulação da mídia.
Sobre Kamel, relatei a maneira como avançou na guerra dos livros didáticos – um dos episódios mais controvertidos da mídia nos últimos anos, quando editoras se lançaram nesse mercado para ampliar seus negócios.
***
Censurando os críticos, asfixiando-os economicamente, quem conterá os abusos de Gilmar, de Cunha e de Kamel?
Há uma ameaça concreta à liberdade de imprensa nessa enxurrada de ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário